Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

3*

JESUS, SUMO SACERDOTE FIEL E MISERICORDIOSO

Jesus é fiel a Deus -* 1 Por isso, irmãos santos, vocês participam de um chamado que vem do céu; por isso, fixem bem a mente em Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote da que nós professamos. 2 Ele foi fiel a Deus, que lhe confiou esse cargo, como também Moisés estava encarregado de toda a casa de Deus. 3 Na verdade, a glória que corresponde a Jesus é muito maior que a glória de Moisés, pois não comparação entre a casa e aquele que a constrói. 4 Cada casa tem o seu construtor; mas é Deus quem constrói tudo. 5 Sabemos que Moisés foi fiel em tudo o que se refere à casa de Deus, mas agiu como servidor, para testemunhar aquilo que devia ser anunciado mais tarde. 6 Mas o caso de Cristo é diferente: ele veio como filho, e a ele pertence a casa. E a casa de Cristo somos nós, se conservamos a firmeza da esperança, que é o nosso orgulho.

Fidelidade e fé em Jesus -* 7 Por isso, escutemos o que diz o Espírito Santo: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, 8 não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta, no dia da tentação no deserto. 9 Ali os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, 10 embora tivessem visto as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, aquela geração me desgostou, e eu disse: ‘Eles têm sempre o coração transviado, não conheceram os meus caminhos. 11 Por isso, eu jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso.’ «

12 Portanto, irmãos, tenham cuidado para que não haja entre vocês nenhum homem de coração perverso e sem , que se afaste do Deus vivo. 13 Animem-se uns aos outros a cada dia, enquanto dura a proclamação desse hoje, a fim de que ninguém de vocês se endureça, enganado pelo pecado. 14 De fato, nós nos tornamos participantes de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a confiança que tivemos desde o início. 15 Quando se diz: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta», 16 quais foram aqueles que se revoltaram depois de ter ouvido a sua voz? Não foram todos aqueles que tinham saído do Egito graças a Moisés? 17 E quais foram aqueles de quem Deus se desgostou por quarenta anos? Não foram aqueles que tinham pecado, e cujos cadáveres caíram no deserto? 18 E para quem foi que Deus jurou que não entrariam no seu descanso? Para aqueles que não tinham acreditado. 19 Vemos assim que eles não puderam entrar aí, por causa da sua falta de .




* 3,1-5,10: A aliança no deserto sempre foi o ponto de referência para os judeus. Aí se concentrava toda a vida do povo: a Lei e a autoridade (Moisés), o sacrifício e o culto (Aarão). Mas isso era provisório, e ficou superado em vista da obra realizada por Jesus (3,1-4,14). De fato, plenamente fiel a Deus e misericordioso para com os homens (4,15-5,8), Jesus estabelece uma nova aliança, da qual ele é a única autoridade e o sumo sacerdote. O autor insere aqui uma longa exortação sobre a seriedade do compromisso cristão.



* 3,1-6: Na sua missão de apóstolo ou enviado de Deus junto aos homens e de sacerdote ou representante do povo junto a Deus, Jesus foi fiel como Moisés. Mas, enquanto Moisés era fiel como servidor na casa de Deus, Jesus é fiel como Filho, isto é, como dono da própria casa de Deus.



* 3,7-4,14: Após uma exposição sobre a fidelidade de Jesus, o autor faz longa exortação, mostrando que os cristãos devem ser fiéis, professando a fé em Jesus. Moisés e Josué não conseguiram introduzir o povo no descanso de Deus, porque o povo se revoltou e foi infiel a Deus tanto no deserto como em Canaã. Jesus é o novo Josué, é o guia do novo povo de Deus. Ele alcançou a verdadeira terra prometida, o verdadeiro descanso. Os cristãos não devem ser infiéis, como o povo israelita no deserto, mas acreditar em Jesus e segui-lo, para também eles chegarem ao descanso prometido.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002