Cursos
Cursos realizados

São Paulo/SP | Formação Cidadã no Processo Histórico Brasileiro

1-Apresentação (ementa):
Este curso tem como temática a formação cidadã no processo histórico brasileiro. Serão abordados vários temas de maneira expositiva e dialogada e reflexiva. Esta abordagem enfatizará o papel do cidadão nesse processo. E a partir desse entendimento histórico teremos a possibilidade de contribuir para a construção e formação de uma sociedade mais consciente, crítica e conhecedora dos seus deveres e direitos.

2-Objetivos:
– Contribuir com a formação integral dos participantes, desenvolve-los a ter uma postura mais reflexiva da sociedade a partir da história do Brasil e da vida cotidiana de cada um. Fazer com que os participantes possam por meio de suas experiências de vida, refletir e compartilhar valores e diálogos, afim de que possam crescer em sua formação humana e cidadã.

– Ampliar a compreensão de sua própria história e relaciona-la com a história do Brasil.

3-Público-alvo:
Sociedade civil.

4-Conteúdo programático:
I – IDENTIDADE BRASILEIRA
Estrutura e formação da sociedade brasileira: a escravidão foi o nosso berço.
Indústira cultural: uma máquina perigosa ou um bem social?

II – POSSIBILIDADE DE NOVAS CONFIGURAÇÕES SOCIAIS
Sincretismo religioso: é preciso respeitar as diferenças
Questão de gênero: tabu ou preconceito?

III – MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
Preconceito racial: uma invenção maldita
Produção e consumo na sociedade brasileira

IV – EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
A Educação liberta ou escraviza?
Escola Sem Partido ou Educação libertadora?
A educação e o século XXI? Onde queremos chegar?

5-Metodologia:
– Elaboração de perguntas problematizadoras sobre os temas em questão, com vistas a se perceber a sua im¬portância, em que situações estão presentes em nossas vidas, como se materializa em nossas práticas.

– Literatura, por meio de seus diferentes gêneros – poemas, crônicas, contos, fábulas etc. – e da cultura oral – provérbios, ditos populares, causos etc. –, promover diálogos sobre o assunto em discussão.

– Contação de história, os participantes terão a oportunidade de falar sobre sua experiência
a respeito dos temas abordados. Ao contar a sua história, as pessoas refletem, analisam, ponderam, descobrem, promovendo o movimento de ação-reflexão-ação, para que seus atos possam ser ressignificados e transformados.

– Leitura de um texto que introduz o leitor ao assunto, contextualizando em que tempos e espaços da vida das pessoas esse tema pode se manifestar.

-Reflexões sobre os fatos histórico e temas abordados e a sua relação direta com o nosso cotidiano.

Dias de curso: 02, 09, 16 e 23 de abril de 2018.

Banca: 28 de maio de 2018.

Informações Úteis

Investimento

Gratuito

Data

Segunda-feira

Duração

02/04/2018 à 28/05/2018

Horário

Das 08:00 às 17:00

Carga Horária

50 horas (32h presenciais +14h orientação presencial ou distância + 4h banca)

Vagas

Inscrições encerradas

Local

FAPCOM - Faculdade PAULUS de Comunicação - Rua Major Maragliano 191 - Vila Mariana - São Paulo/SP

Professores

Martinho Condini

Prof. Dr. Martinho Condini
É graduado em Estudos Sociais e História pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), mestre pelo Programa de Ciências da Religião e doutor pelo Programa Educação: Currículo, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professor na rede pública estadual e privada de ensino, em cursos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos. Atualmente é professor no ensino superior privado na cidade de São Paulo, no núcleo de formação social da Paulus, ministra palestras e é parecerista da revista Último Andar do Programa de Pós Graduação de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da revista Paulus. Publicou pela Paulus Editora os livros Dom Helder Camara um modelo de esperança (2008), Coleção Comunidade e Missão; Helder Camara, um nordestino cidadão mundo (2011), Coleção Brasileirinhos, este em parceria com a sua esposa e psicóloga Ilvana Bulla, Fundamentos para uma educação libertadora – Dom Helder Camara e Paulo Freire (2014) e o DVD Educar para a liberdade: Dom Helder Camara e Paulo Freire (2013), Coleção Educação Superior. E pela Editorial San Pablo de Bogotá, Colômbia, publicou o livro Monseñor Hélder Câmara un exemplo de esperanza (2014), Colección Grandes Personajes.

Inscrições encerradas.